quarta-feira, 2 de setembro de 2009

########### ITABUNA - BAHIA ###########



Importante entreposto comercial da região sul baiana situada às margens da BR-101. Por décadas, de economia predominantemente agrária focada na produção cacaueira, hoje busca fontes alternativas de produção na diversificação de culturas e incentivos à indústria, em decorrência da grave crise da lavoura cacaueira, causada pela presença da vassoura-de-bruxa. Terra natal do escritor Jorge Amado que a relata em algumas de suas obras, como em Gabriela e Menino Grapiuna. Itabuna é hoje um dos maiores centros comerciais, industriais e de serviços.
Centro regional comercial, industrial e de serviços, juntamente com Ilhéus, Itabuna ganhou importância econômica nacional, um dos motores que possibilitou isso foi a famosa época do cacau, o chamado fruto dourado que com o seu cultivo e sua compatibilidade com o solo levaram Itabuna ao 2º lugar em termos de produção, exportando para os diversos cantos do mundo. Depois da queda do Império cacaueiro, Itabuna está se estabilizando economicamente com a ajuda do comércio (um dos principais da Bahia), serviços e indústrias. 


Seu nome é derivado dos termos em tupi: 


 ITA (pedra) + UNA (preta).






Itabuna é uma das principais cidades do interior da Bahia, situada no sul do Estado, possui uma população de 212.245 habitantes (IBGE - censo 2008). 



Está localizada a 28 Km da cidade de Ilhéus. Cidade turística, com o mais extenso litoral entre os municípios baianos, conhecida como Costa do Cacau. 


Esta proximidade com Ilhéus consolida Itabuna como a cidade pólo do varejo regional. A cidade atende comercialmente a uma região formada por 56 municípios e mais diretamente as cidades de Buerarema, Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itajuípe, Itapé, Aurelino Leal, Ubaitaba e Uruçuca. 


Com uma população girando em torno de 1,5 milhões de pessoas, num mercado em constante crescimento, a região apresenta uma infra-estrutura atrativa com mais de 20 escolas de nível superior, pólos industriais importantes e uma forte vocação turística, além de ser um dos maiores centros de comunicação do interior do Estado: os seus acessos são facilitados por dois troncos rodoviários federais, aeroporto de grande movimento e alternativas marítimas.


Em breve abordagens sobre o Rio Cachoira (que passa por Itabuna e deságua em Ilhéus). Conheça o Rio Cachoeira e a Cidade de Itabuna-BA.



Abraços
Ballian Abbot

Nenhum comentário:

Postar um comentário